Conceito
A visita domiciliar é uma “forma de atenção em Saúde Coletiva voltada para o atendimento ao indivíduo, à família ou à coletividade que é prestada nos domicílios ou junto aos diversos recursos sociais locais, visando a maior eqüidade da assistência em saúde”.
Objetivos
Proporcionar vigilância, assistência e promoção à saúde no domicílio, dentro dos princípios do SUS, em uma área geográfica adscrita (ESF ou PACS).
Aplicação
- Acamados
- Puérpera;
- Recém nascido;
- Portadores de doenças infecto contagiosas;
- Portadores de doença crônica, idosos, dificuldade de locomoção.
Executante
Enfermeiro, Técnico de Enfermagem e Médico.
Materiais
- Prontuário do cliente;
- Esfignomanômetro;
- Esteto;
- Termometro;
- Glicosimetro;
- Lancetas;
- Algodão;
- Luvas de procedimentos;
- Palhetas reativas;
- Receituários;
- Caneta;
Descrição do procedimento/técnica
1. Registro de VD solicitada pela comunidade ou indicada por membros da equipe;
2. Discussão entre membros disponíveis da equipe da ESF sobre as solicitações da visita, e programação do agendamento para a semana seguinte, conforme situação de risco ou vulneráveis;
3. Primeira visita: traçar o pré-plano de assistência para clientes não visitados;
4. Cliente já visitado anteriormente, revisar plano de assistência e responsabilidades de cada componente da equipe;
5. Reservar carro para o deslocamento da equipe até o domicilio;
6. Execução da visita com registro de dados mediante prontuário do cliente;
7. Avaliar, orientar e adotar procedimentos terapeuticos ao cliente, conforme plano terapêutico traçado pela equipe;
8. Realizar verificação de sinais vitais conforme;
9. Avaliar a condição ambiental do domicilio, e construir proposta de adequação dentro da realidade familiar e do domicílio;
10. Trabalhar as relações familiares na busca pela harmonia, otimizando ações para um ambiente familiar terapêutico, que promova qualidade de vida para o cliente, cuidador e sua família de maneira a construir uma rede de apoio;
11. Orientar a familiar sobre sinais de gravidade e condutas a serem adotadas;
12. Registrar os dados no prontuário do cliente;
13. Oferecer a equipe o retorno sobre o atendimento realizado;
Considerações
- Compreender o indivíduo como sujeito do processo de promoção, manutenção e recuperação de sua saúde, e visualizá-lo como agente responsável pelo processo de equilíbrio entre a relação saúde-doença;
- Estar disponível para fornecer esclarecimentos e orientações à família sempre que solicitado;
- Monitorar o estado de saúde do cliente facilitando a comunicação entre família e equipe;
- Otimizar a realização do plano terapêutico estabelecido para cada pessoa;
Referencias
BRASIL. Ministério da Saúde. Caderno de atenção domiciliar. v. 2. Brasília: Ministério da Saúde, 2013. (2 volumes).
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