Pular para o conteúdo principal

Acolhimento

Conceito

A prática do acolhimento fundamenta-se no trabalho integrado, no comprometimento de toda a equipe de saúde, não apenas de um grupo de profissionais, inserindo-se no processo de trabalho. O acolhimento tem como propósito identificar a população residente no território de abrangência da unidade de atenção básica de saúde, reconhecer e responsabilizar-se pelos problemas de saúde, organizar a porta de entrada e viabilizar o primeiro contato através da equipe de saúde, humanizando o atendimento e alcançando a satisfação do cliente.

Objetivos

Tem como objetivo receber, escutar e oferecer uma atenção oportuna, eficaz, segura e ética aos cidadãos.

Executante

Todos os profissionais da equipe de saúde.

Descrição do procedimento/técnica

1. Atender o cliente em um ambiente privativo, com ambiência, permitindo o diálogo e a resolutividade do problema; 

2. Durante a escuta quanto ao motivo da procura ao serviço deve-se levar em consideração o contexto em que o usuário está inserido; 

3. Observar, reconhecer e descrever sinais e sintomas ao nível de sua qualificação; 

4. Comunicar ao enfermeiro ou médico quando o motivo for uma queixa, sinal ou sintoma para que, junto com a equipe responsável, o atendimento seja direcionado no sentido de responder as necessidades humanas básicas afetadas; 

5. O cliente que apresentar queixas clínicas deve ser avaliado pela enfermeira e/ou médico 

6. O responsável pela avaliação clínica deve atender a resolutividade, agendando consultas ou retornos; 

7. Responder às demandas de vigilância à saúde e encaminhar queixas ou denúncias de cunho ambiental/social às instâncias pertinentes. 

Cabe ao enfermeiro: 

1. Supervisionar o acolhimento realizado pelo auxiliar e/ou técnico de enfermagem; Receber os clientes que procuram o serviço com queixa, sinal ou sintoma, realizar Acolhimento e, quando necessário, consulta de enfermagem, assim como proceder os Encaminhamentos necessários.

Refêrencias

Trindade, Cristiano S. A Importância do Acolhimento no processo de trabalho das equipes saúde da família, Nescon 2010. SAUDE, Ministério. Acolhimento nas práticas de produção de saúde. Edição 2ª. Brasília, 2010. SAUDE, Ministério. Humaniza SUS: Politica Nacional de Humanização. Brasília, 2004. Pública, Escola de Saúde de Minas Gerais. Plano Diretor da Atenção Primária em saúde: oficina 5. 

Comentários