O acolhimento tem o objetivo de fazer uma escuta qualificada e buscar a melhor
solução possível para a situação apresentada, conjugada com as condições objetivas
da unidade naquele momento.
Acolher é, portanto, escutar de forma qualificada o usuário do sistema e prestar
atendimento resolutivo e responsável. O ato de acolher engloba, ainda, orientar adequadamente o usuário, visando à garantia da continuidade do tratamento,
atentando para os limites do serviço. Postura acolhedora não pressupõe hora, local
ou profissional específico para fazê-lo.
É importante, no momento do acolher, identificar os riscos e vulnerabilidade
que o usuário enfrenta, conjugando com sua necessidade. A postura acolhedora
envolve todo o processo, chegando até mesmo ao encaminhamento responsável.
Para o Ministério da Saúde (BRASIL, 2004), acolhimento é uma ação tecnoassistencial que pressupõe a mudança da relação entre profissional de saúde e
usuário com a sua rede social por meio de parâmetros técnicos, éticos, humanitários
e de solidariedade. Reconhece o usuário como sujeito e, ao mesmo tempo,
participante ativo, no processo de produção de saúde.
Comentários